sábado, 9 de junho de 2012

Sugestão do Autor: As Aventuras de Tintim



      As Aventuras de Tintim[1] são uma série de álbuns de quadrinhos escritos pelo quadrinista belga Georges Rémi, mais conhecido como Hergé. O enredo, a curto, grosso e pleonástico modo trata das peripécias de um jovem repórter chamado Tintim com seu cachorro chamado Milú. Esta série é um fantástico - E olvidado - guia sem igual ao mundo para as jovens mentes, talvez superado apenas pelas obras de Carl Barks[2]. Um singelo e autêntico passatempo de crianças, uma raça que está prestes a ser extinta[3].
       Interessantemente, esta série têm sido fulminada de críticas pelos tiranos do "politicamente correto". Fissurados em vilipendiar qualquer resquício de sanidade que encontrem, acusaram a obra de racista, misógina, apológica à matança de animais, reacionária - Que encaro como elogio - e principalmente antissemita[4]. O último é um tanto risível: Todas as mídias modernas estão repletas de vilões estereotipadamente alemães, árabes, hispânicos, eslavos, por que então os filhos de Abraão gozam do privilégio de estar fora da vilania? Lembremos que a adaptação cinematográfica foi feita por Steven Spielberg, ele mesmo...
        No mundo hodierno, em que até o Lanterna desandou, o repórter Tintim levanta-se como um dos últimos totens da visão de mundo sadia.

    [1]No Brasil a coletânea é publicada pela Editora Record, e em Portugal pela Verbo. Vale a pena assistir a adaptação para desenho animado que passa às cinco e meia na Rede Futura e às cinco na Cultura.
    [2]Carl Barks (27 de Março, 1901 – 25 de Agosto, 2000) foi o maior quadrinista do Selo Disney. Foi responsável pela criação do Tio Patinhas e muitos outros personagens. Foi também considerado um precursor dos mangás japoneses. No Brasil a coletânea "As Obras Completas de Carl Barks" é publicada pela Editora Abril. 
    [3]Digo de antemão que não atribuo o fim destas ternas criaturas às animações modernas e aos videogames: Eles surgiram por consequência, e não causa.
    [4]Expresso aqui que não é intenção do autor deste blog publicar postagens de teor antissemita: Temas como neonazismo são proibidos nos comentários.  
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário