segunda-feira, 25 de junho de 2012

Paraguai: Unidentified Object

                                                                                         

                                                                                              Mateus G. M. F. Tibúrcio




                         A simples menção ao nome Paraguai causa imediatamente aos brasileiros pensamentos que oscilam zombaria ao rancor. É certo que entre todos os circunvizinhos este foi aquele cujo relacionamento foi mais marcado por hostilidades, engalfinhamentos e contendas, muito mais que uma outra certa nação, cujo nome deriva da prata e mantém conosco um duelo eterno que muito mais é uma rixa de escola.
                         A nação Guarani[1] vive às turras conosco desde o fatídico - E sangrento - conflito que leva o seu nome, em que o caudilho romântico e eugenista Solano Lopez[2], na tola pretensão de criar uma superpotência com recortes do que visse pela frente, foi justamente - Mas não sem abusos - vilipendiado pelas tropas imperiais. No século XX este lugar tornou-se um de facto estado cliente[3] de Taiwan - Ou para os seus habitantes República da China -, abastecendo a Terra de Santa Cruz com importados de qualidade duvidosa.
                         Hoje temos um impasse: Inconformados com a deposição do Presidente Paraguaio Fernando Lugo - Cujos problemas morais por si já são uma mancha indelével -, o governo brasileiro, junto com os seus "países confrades" boicota agora um novo governo. Deus proteja-nos pela intercessão de Maria Santíssima de uma nova énsemble.


       Notas


       [1] - Uso este termo puramente como licença poética.
       [2] - Tristes tempos em que um inimigo da pátria é lembrado como heroi.
       [3] - Estado que depende totalmente de outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário